quinta-feira, 19 de abril de 2018

Limited 2014


Já que falamos no último post sobre um vinho Limited 2014, aproveito para apresentar minha última aquisição: A Ultra Limited 2014, moto que deve ser apreciada da mesma forma que um bom exemplar de vinho, aproveitando ao máximo todo o seu conteúdo e potencial, inclusive com a sua companhia preferida.

A moto da foto é um modelo 2014, que traz como principais mimos o sistema multimídia com tela sensível ao toque e refrigeração líquida e a ar, além de outros confortos.

Só para se ter uma ideia do potencial do sistema multimídia, o qual pode comandar o atendimento do telefone celular via bluetooth, navegação por GPS, dispositivo de reconhecimento de voz e ouvir rádio ou aparelhos MP3, assim que o tanque de combustível entra na reserva, além da luz amarela que acendo no painel da moto, o sistema multimídia te informa que o nível de combustível está baixo e te pergunta se você quer que ele localize um posto de combustível utilizando o sistema GPS.

Ainda sobre o sistema, todo o controle pode ser feito com simples toques na tela de alta resolução, inclusive mediante o uso de luvas, ou através dos vários comandos posicionados estrategicamente no guidão da moto.

Ainda existe a possibilidade de uso do rádio CB, que consiste em comunicação com outros veículos ou rádios que possuem a tecnologia de PX, assim como a comunicação entre o piloto e garupa, tudo através dos fones de ouvido que acompanham a moto.

No quesito ergonomia, tanto o piloto quanto o garupa, ficam confortavelmente assentados na moto, em posição bastante ergonômica, sem que seja necessário ficar com braços esticados ou pernas presas na pedaleira, já que existem as plataformas onde é possível mudar facilmente de posição. A suspensão da moto é a ar e a sua calibração é feita de forma muito simples, bastando retirar o alforge do lado esquerdo.

Quando a moto está completamente carregada e com um passageiro sentado no lugar do garupa, é como se nada estivesse em cima da motocicleta. O peso extra não é passado para o piloto e o condutor conduz facilmente a nave, seja em alta ou em baixa velocidade.

O painel da moto é mais completo do que qualquer carro nacional, possuindo inclusive um mostrador voltado só para a bateria, onde é possível controlar todo o sistema de carga. Existem ainda o velocímetro, o conta giros e o marcador de combustível, além das informações digitais que aparecem tanto no painel quanto no sistema multimídia, como por exemplo a temperatura ambiente e a pressão do óleo.

Quanto a dirigibilidade da máquina, apesar de suas medidas, a mesma vai bem no trânsito urbano. Em uso diário para ir e voltar ao trabalho, em horário de rush, o piloto consegue transitar bem nos corredores, só perdendo para os loucos motoboys que se arriscam igual a foguetes entre os carros e ônibus. Agora, convenhamos, quem usa uma moto desse tipo não precisa de pressa para chegar ao destino, já que o prazer está em andar com ela, curtir e aproveitar.

Só vejo dois pontos negativos na moto: um para calibrar os pneus, principalmente o traseiro, já que o acesso ao birro é bastante complicado. O outro ponto é que como uso a moto para ir trabalhar muitas vezes é preciso estacionar em vagas apertadas. Nessas horas, a falta de uma marcha a ré faz o piloto suar, principalmente no calor do Rio de Janeiro.

Fora isso, são só elogios.